"A palavra da nossa gestão é continuidade", afirma novo presidente da SBOT
O ortopedista Dr. Paulo Lobo Jr. é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), uma das maiores entidades médicas da América Latina. Com uma trajetória marcada pela atuação em formação profissional, ele também lidera o Instituto de Pesquisa e Ensino (IPE Home), coordena o Departamento Médico do Brasiliense Futebol Clube e o Departamento de Ortopedia e Medicina Esportiva do Hospital Home.
Em entrevista ao canal deCOMSAUDE Entrevista, Dr. Paulo Lobo Jr. detalha as prioridades da sua gestão à frente da SBOT, que completa 90 anos em 2025 e reúne atualmente 18 mil associados. Segundo ele, o foco será dar continuidade aos projetos estruturantes da entidade. “A palavra da nossa gestão é continuidade”, afirma. “Vamos seguir com os trabalhos que já vêm sendo realizados, celebrar os 90 anos com todas as regionais e dar início à construção da nova sede, que incluirá um centro de treinamento em cadáveres.”
Entre os destaques, está o fortalecimento da defesa profissional. “Firmamos um contrato com um escritório de advocacia especializado na defesa do médico. O ortopedista da SBOT terá sua defesa jurídica garantida junto a qualquer demanda que venha a precisar”, informa.
A SBOT também busca ampliar sua atuação estratégica junto ao Complexo Econômico-Industrial da Saúde, especialmente em parceria com a indústria de órteses, próteses e medicamentos.
“Queremos colaborar com pesquisa clínica e eventos científicos para que a produção nacional atenda cada vez mais os anseios técnicos dos nossos associados”, diz o presidente.
O desafio da distribuição equitativa de especialistas também está no radar. “Nos orgulhamos de formar ortopedistas altamente capacitados. Se o médico tem o selo TEOT, o Título de Especialista da SBOT, a população pode confiar”, afirma Dr. Paulo, destacando a importância das sedes regionais na expansão da qualificação em todo o país.
Sobre o avanço tecnológico na área, ele pontua que a SBOT acompanha de perto as inovações. “Cirurgias robóticas já são realidade em muitas regiões. Nosso aplicativo é moderno e permite atualizações em tempo real, o que fortalece nossa comunicação com os associados”, comenta.
Outro eixo de atuação é o diálogo entre setor público, indústria e academia. Segundo o presidente, a SBOT está promovendo cursos de formação de lideranças para presidentes regionais e de comitês. “Esses profissionais poderão colaborar com governos estaduais e prefeituras na elaboração de protocolos clínicos e na organização de mutirões de cirurgias ortopédicas no SUS”, explica.
Por fim, Dr. Paulo destaca o compromisso da entidade com a prevenção de lesões e fraturas, especialmente no contexto do envelhecimento populacional. “Apesar de sermos uma especialidade cirúrgica, temos enorme preocupação com a prevenção. Realizamos campanhas como a ‘Casa Segura’ para idosos, o projeto ‘Sambar para não quebrar’, contra a osteoporose, e ações nas festas juninas sobre lesões nas mãos. Vamos lançar em breve uma campanha de prevenção de acidentes com motocicletas”, anuncia.
“Uma sociedade que tem ortopedistas nos prontos-socorros de todo o país sabe da importância da prevenção para liberar leitos e atender quem espera por cirurgias eletivas. Queremos estar cada vez mais próximos do SUS para promover saúde de qualidade à população brasileira”, conclui.
Comentários
Postar um comentário