MINISTRO PADILHA ANUNCIA PRÓXIMOS PASSOS PARA A SAÚDE DURANTE O EVENTO “SAÚDE ESTRATÉGICA BRASIL”, NA FIESP
Realizado em 25/7, na sede da FIESP, em parceria com o Ministério da Saúde, OPAS/OMS - Organização Pan-Americana da Saúde e apoio do deCOMSAUDE, o evento Saúde Estratégica Brasil – Américas: Qualificação Produtiva e Lançamento de Iniciativas para o Fortalecimento do SUS e da Cooperação Regional teve início, pela manhã, com o workshop Integração Produtiva para a Saúde nas Américas: Qualificação de Fornecedores.
O encontro abordou o papel dos Fundos Rotatórios da OPAS/OMS, destacando princípios como compras conjuntas, sustentabilidade, planejamento de aquisições e oportunidades futuras em vacinas, cadeia de frio e seringas. A mesa contou com Márcia Rocha (BID), Regiane Aguiar (IFC), Márcio Bósio (deCOMSAUDE/FIESP), Fernanda De Negri (MS) e Jarbas Barbosa (OPAS/OMS). As apresentações técnicas foram feitas por Elisa Prieto, Tomás Pippo, Martha Suazo e Santiago Cornejo.
À tarde, foi lançada uma chamada pública para credenciar o primeiro Centro de Competência em Tecnologias de RNA do Brasil, com foco em mRNA, integrando um pacote de R$ 450 milhões voltado à soberania científica e produtiva. A mesa de autoridades foi composta por Josué Gomes (FIESP), pelos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Fernanda De Negri (SECTICS/MS), Jarbas Barbosa (OPAS/OMS), Álvaro Prata (Embrapii) e Nelson Mussolini (deCOMSAUDE e Sindusfarma).
Durante o anúncio, o ministro Padilha destacou que o Brasil aposta em inovação, cooperação e fortalecimento da produção local para responder a desafios internacionais, como as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Ele também reafirmou que o país manterá uma postura estratégica, sem reações precipitadas, e seguirá ampliando sua atuação conjunta com países como China e Índia, buscando protagonismo regional e global na saúde. Assista ao evento completo aqui.
Comentários
Postar um comentário